Siga-nos

Contabilidade Financeira x Contabilidade Gerencial

Você, em algum momento da sua vida, deve ter se deparado com esses modelos de gestão, mas afinal, qual a diferença entre ambas? Ou melhor, quando eu devo utilizar um ou outro?

Isso é algo que eu sempre escuto, mas que infelizmente, muito das pessoas sequer sabem realizar tal diferenciação, e vou te falar, isso faz a total diferença na estrutura de precificação e custeio nas empresas.

CONTABILIDADE FINANCEIRA

A contabilidade financeira podemos afirmar que é o modelo que usamos para apresentar resultados aos usuários externos do negócio (fornecedores, investidores, governo, etc).

É uma análise muito voltada ao presente e ao passado da empresa, mas como assim? Vou te dar um exemplo muito básico, com certeza você já deve ter ouvido falar em privatização, não é ? Quando o governo, decide privatizar um de seus negócios ao mercado externo, é de praxe utilizar a contabilidade financeira, poque ela apresenta o resultado voltado a liquidez do momento e a de seu passado, mostrando tais evoluções, apresentando toda a sua estrutura de capital ao comprador, baseado também em todo o seu histórico. Tenha em mente algumas das características desse modelo de análise:

  1. Acompanha presente e passado das empresas;
  2. Voltado especificamente a usuários externos: fornecedores, sócios, investidores, etc;
  3. Utiliza relatórios mais sintéticos;

CONTABILIDADE GERENCIAL

Já neste início, digo, é o método mais comum de análise utilizado pelas empresas. Esse tipo de análise é utilizado pela administração das instituições, muito utilizado pela controladoria do negócio. Estamos falando algo de um controle bem mais específico, totalmente voltado ao presente e futuro, tendo em vista os objetivos de metas além do valor orçamentário disponível.

Aqui nesse método, o controle de custeio é diário, realizando sempre a avaliação de desempenho de uma produção, por exemplo, abaixo algumas de suas principais características:

  1. Orientada para o futuro, através de seu orçamento disponível;
  2. Relatórios mais detalhados;
  3. Preocupação em gerar informações sobre como está o andamento da empresa;
  4. Voltado para planejamento, controle, avaliação de desempenho.
  5. Voltado especificamente para a administração da empresa.
  6. É de extrema importância para a precificação de seus produtos e/ou serviços;

TERMINOLOGIA DE CUSTOS

Apesar do objetivo principal desse arquivo é mensurar a diferença entre os dois tipos de análises, financeira e gerencial, não posso deixar de mencionar a importância da terminologia de custos, esse que deve andar de mãos dadas com ambas as análises, um simples erro de falta de política de custeio, impacta diretamente na avaliação de margem de contribuição, na busca da sua TMA (taxa mínima de atratividade) definida, na precificação, etc.

Terminologia dos custos não é necessariamente tão simples como as empresas imaginam, hoje temos uma série de variação do custeio de um produto, métodos específicos de rateio devem ser aplicados, mas sem sombra de dúvidas, as empresas devem dar o devido valor na classificação do que é custo e despesa na produção de seus produtos.

CUSTO: todo gasto agregado em objetivo de comercialização da empresa, gerador de receita, este que pode ser direto e indireto.

DESPESA: tudo aquilo que direta ou indiretamente irá contribuir para a manutenção ou o controle da atividade fim, essas que podem ser fixas e variáveis.

Enfatizamos isso, porque esse controle de política de custos e despesa deve, obrigatoriamente, estar muito bem definido internamente pelos gestores, é através dela que são definidas estratégias muito importantes, como, por exemplo, o valor da margem de contribuição do(s) produto(s).

CONCLUSÃO

Espero que com este breve artigo possa ter exemplificado a importância sobre os assuntos pautados. Destaco aqui, que essas são metodologias praticadas por grandes empresas, além de serem temas dentro de universidades como a FGV.

Poderia listar mais uma infinidade de benefícios de terem todos os tipos de análises e custeio bem definidos, mas isso será assunto para mais artigos futuros rss.

Deixo aqui mais um gostinho, depois de tais relatórios, podemos entrar com a manipulação de dados e desenvolver os próprios dashboards para as empresas através da ferramenta que se encontra em alta, Microsoft Power BI, legal né? Conheça um pouquinho dessa ferramenta e o que podemos fazer com ela. Deixo abaixo dois indicadores bem simples, desenvolvidos por mim.

Analise BI , auxilio emergencial: Dashboard auxilio emergencial

Analise BI, abertura de operadoras de saude no Brasil: Operadoras de Saude Ativas no Brasil

Quer conhecer um pouco mais sobre indicadores ? acesse o blog da N.A Consultoria, no nosso artigo sobre “Conheça a importância sobre indicadores”.

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Email
LinkedIn

Últimos artigos

Porque ter um DRE gerencial mensal

Em um cenário empresarial competitivo e dinâmico, a busca por estratégias que impulsionem o crescimento e a sustentabilidade dos negócios é uma prioridade constante. Nesse

Conheça a importâncias de indicadores

Em um mercado empresarial cada vez mais competitivo e dinâmico, a busca por estratégias eficientes que impulsionem o crescimento e a sustentabilidade das organizações torna-se

Precisa de ajuda?