Siga-nos

Existe sistema ruim, ou sistema mal implantado?

Acredito que aqui temos a grande questão do mercado e seus usuários diretos. Pois é, eu vivo intensamente isso, em mais de 15 anos de vida profissional, hoje atuo como BPO financeiro, consultor administrativo, e sempre me deparo com os mesmos problemas, seja de uma empresa pequena, até mesmo as de grande porte, e todos, sempre dizem o mesmo “ESSE SISTEMA É UMA M#%&“.

É costume as pessoas crucificarem o sistema operacional ao invés de si mesmas, pode ser que esse sistema não atenda às necessidades de uma determinada empresa, mas isso não significa que não vá funcionar em outra instituição. Veja bem, num contexto geral, sempre paramos nas pessoas. É, as pessoas, são elas que vão fazer a rotina de uma empresa ser bem organizada ou não. De nada adianta eu ter um SAP rodando se o usuário não é treinado a usá-lo da melhor maneira possível. Pela frase, “você tem uma Ferrari, mas usa ele como um fusquinha”, nada contra os fuscas rss , é só uma maneira de expressão.

Mas, você sabia que um sistema de baixo custo, o “fusquinha”, pode ser uma “Ferrari” ? Sim, ele pode, como disse anteriormente, as necessidades de uma empresa diferem das outras, o importante é estar tudo muito bem organizado. Hoje, as empresas devem, obrigatoriamente, ter a conduta de treinamentos contínuos, mesmo após a implantação de um sistema.

Sistemas passam constantemente por atualizações, e o que você aprendeu quando adquiriu ele, pode nem sequer estar mais disponível, ou estar com versões mais avançadas e atualizadas ao mercado corporativo. Por isso, educação continua, deve ser um hábito organizacional e cultural dentro das empresas. Mapear processos é de suma importância, manter isso atualizado e de fácil acesso aos seus usuários, maximiza ainda mais o seu valor com a sua equipe e evita falhas, hoje existem inúmeras ferramentas de compartilhamento para isso, algumas delas são:

  • Sharepoint
  • Dropbox
  • OneDrive
  • Google Drive
  • Sistema de servidores internos

Em meus mapas de processos, gosto muito de utilizar o Microsoft Visio , com ele podemos criar, de maneira clara e simples, materiais de consulta ao usuário do ERP.

CONSEQUÊNCIAS DE UM SISTEMA MAL IMPLANTADO

É melhor, planejar, e levar um tempo a mais em uma implantação, do que fazer as coisas desesperadamente porque existe uma pressão de superiores.

Foco no resultado final, bom empenho em demonstrações, mapeamento de etapas, treinamentos diretos com usuários, NA PRÁTICA, trazem uma alta qualidade nos processo e na confiança entre as equipes, mas lembrem-se, os riscos de algo mal feito, alavanca os custos das empresas, geram-se prejuízos ainda maiores, até que esta acabe fechando suas portas. Atualmente, não há espaço para amadorismo nesse mercado de trabalho altamente competitivo. Abaixo descrevo alguns dos agravantes que podemos ter com uma má implantação:

  1. Elevação nos custos da empresa
  2. Falta de segurança nas informações
  3. Resultados inconsistentes
  4. Desequilíbrio financeiro
  5. Desmotivação operacional
  6. Falta de insids para tomada de decisão
  7. Falta de controle administrativo

Esses acima são somente alguns pontos que podem acorrer, poderia listar muito mais, mas acredito que só com essa amostra, fica clara e evidente que hoje precisamos cada vez mais investimentos em treinamentos e ter uma governança bem estabelecida.

FRUTOS DE BOA IMPLANTAÇÃO

Realizar uma boa implantação é um desafio constante, está cada vez mais raro, empresas desenvolvedores mandarem consultores in loco. Contudo, elas investem fortemente em implantações de maneira remota, o que reduz seus custos. Hoje, é melhor você atender em escala do que ter altos custos com deslocamento, de certa maneira isso reduz o custo diretamente ao seu contratante.

Visto que o planejamento de implantação é algo remoto, as contratantes devem ser muito assertivas nas pessoas que iram participar desse treinamento e parametrizações, essas seriam os replicadores internamente. É de extrema importância, deixar todos os envolvidos participarem desses projetos, eles se sentiram úteis, além de motivá-los, dando a liberdade de participação de algo tão importante dentro da empresa em que trabalha, agregando ainda mais valor ao seu colaborador.

Abaixo, listo alguns dos pontos positivos nesses trabalhos:

  1. Motivação da equipe como um todo
  2. Confianças nos dados
  3. Ajustes de processos
  4. Adaptações de processos ao sistema , e vice versa
  5. Controle total
  6. Confiança nos resultados
  7. Tomadas de decisão assertivas
  8. Maximização nos lucros
  9. Ganho de marketshare

São inúmeros os benefícios, mas expressamos aqui as vantagens de uma empresa bem organizada, esta com certeza irá se sobrepor no mercado.

Espero ter expressado, um pouco que seja, a importância sobre esse tema. Se continuássemos escrevendo aqui, com certeza teríamos algumas páginas rss. Mas, me diz ai , gostou do conteúdo? Podemos ajudar nisso e muito mais, conheça um pouco sobre a minha empresa, onde tenho como maior objetivo levar organizações para dentro das empresas e mostrar o potencial que a sua empresa ainda pode chegar, acesse www.naconsultoriaadm.com.br, agende uma reunião e vamos bater um papo.

Conheça um pouco mais sobre o tema de indicadores

Abraços

e até mais

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Email
LinkedIn

Últimos artigos

Porque ter um DRE gerencial mensal

Em um cenário empresarial competitivo e dinâmico, a busca por estratégias que impulsionem o crescimento e a sustentabilidade dos negócios é uma prioridade constante. Nesse

Conheça a importâncias de indicadores

Em um mercado empresarial cada vez mais competitivo e dinâmico, a busca por estratégias eficientes que impulsionem o crescimento e a sustentabilidade das organizações torna-se

Precisa de ajuda?